Viajar para as Caraíbas é mais que sol e praias paradisíacas, a cultura destas ilhas é também um aspeto a ter em conta quando planeia a sua viagem.
Neste artigo mostramos-lhe quatro destinos reconhecidos pelo turismo cultural nas Caraíbas. Não espere mais e aproveite para conhecer toda a cultura destes países. Das Bahamas à Jamaica, passando por Cuba, os seus monumentos, história, costumes e tradições não o irão deixar indiferente.
As Bahamas são constituídas por 700 ilhas e recifes que vão desde a Florida ao Haiti, no entanto, apenas 30 ilhas são habitadas.
As ilhas foram habitadas inicialmente por europeus quando descobertas por Colombo em 1492 e pela população lucayana que nessa época ascendia a cerca de 40.000 pessoas.
A herança e cultura das Bahamas está presente em vários locais que pode (e deve) visitar, tais como:
Pirates of Nassau Museum – museu que conta a história da pirataria, atividade muito comum nas Bahamas durante vários anos. Excelente para crianças e jovens, interativo, com personagens vestidas de acordo com os piratas da época.
Fort Charlotte – um forte com uma vista incrível sobre a baía de azul celeste. Pode aproveitar para fazer o percurso a pé e desfrutar da paisagem.
Adastra Gardens - Centro de Conservação, Zoológico e Jardins de Ardastra que ficam situados na capital das Bahamas, em Nassau. É obra de um horticultor jamaicano Hedley Vivian Edwards e nele pode encontrar diversas espécies animais e de flora das ilhas.
Também o artesanato local como os trabalhos em palha e madeira são obras de arte que pode apreciar em Andrew Aitken Frame Art Gallery, em St. Palmdale ou Nassau Glass Company em Mackey St.
A Jamaica foi dos primeiros países a ser colonizado em 650 d.C. A chegada europeia (espanhola, 1509; britânica, 1655) e o genocídio Taíno deixaram marcas no passado da Jamaica e influenciaram a sua cultura.
Aos ex-escravos que fugiram das plantações para outras regiões é dado o nome de “Maroon”, e deles resultaram muitas das tradições culturais do país.
Se lhe interessa a cultura jamaicana, veja o que não pode perder:
Green Grotto Caves – se gosta de cavernas aproveite para conhecer estas e descobrir a história das batalhas com as forças inglesas e espanholas assim como estudar a vida animal.
Blue Mountains – aprecie milhares de hectares de falésias, florestas, cascatas e muitos mais.
Visite as Wentworth Falls, as Three Sisters e ainda Jenolan Caves. Pode escolher entre percursos curtos ou longos, como o trilho Six Foot até Katoomba.
Cuba foi durante séculos habitada por escravos de vários continentes que trouxeram consigo a cultura dos diversos países. A cultura cubana tem então influencia europeia, africana e asiática.
Na dança e na música destacam-se a salsa e o mambo enquanto na literatura se destacam autores como las Casas e Fray Bartolomé.
Visitar Cuba é viajar no tempo, desde carros antigos, a um ambiente de dança e música, a poesia e festas tradicionais como o Natal e Carnaval.
Nas principais praças da cidade de Havana, pode observar arquitetura neoclássica como resultado da colonização espanhola, como Plaza Vieja, Plaza de Armas, Plaza de la Catedral e Plaza San Francisco.
Aproveite o passeio em Havana para conhecer o El Floridita, restaurante em que Hemingway bebia daiquiris, uma bebida criada em Santiago de Cuba e no La Bodeguita del Medio, também frequentado pelo escritor e muito conhecido pelos seus mojitos.
Se quer aprender mais sobre a cultura cubana, visite a Casa del Ron, museu onde irá aprender sobre a fabricação e história do rum cubano.
Por fim, o Capitólio é um marco histórico onde Barack Obama esteve aquando da sua visita ao país.
Esta viagem às ilhas das Caraíbas mostram-lhe um pouco do turismo cultural, mas só no local conseguirá desfrutar de toda a sua beleza. Marque já a sua viagem.