Nem só de sol e praia se vive as Caraíbas, mas também de festas populares e tradicionais que atraem, anualmente, milhares de pessoas.
As cores, os sorrisos e a alegria, tão característica do povo caribenho, irão fazer-lhe guardar para sempre na memória umas férias inesquecíveis no México, Cuba, República Dominicana ou Jamaica. Viaje daí connosco e conheça melhor cada uma destas ilhas.
Em Cancun, a mais importante celebração é o Carnaval Quintana Roo, que decorre em meados de fevereiro e marca o início da Quaresma. Este Carnaval dura cinco dias e contagia os habitantes e turistas que nas ruas assistem ao desfile de carros alegóricos, bailarinos, cor e alegria. Pode assistir também a concertos de música caribenha enquanto experimenta a tradicional gastronomia.
Se for em maio, pode assistir à maior festa urbana no mundo com origem nos Estados Unidos e festejada no Cancun Jumpoff. São 24 horas de festa que acontecem no fim de semana do feriado “Memorial Day” americano.
Em julho, pode participar no “Destination X” uma festa em resorts durante 5 dias, onde pode aprender salsa, participar em concursos e festas na piscina. A animação está garantida, todos os dias.
Para os amantes de jazz, na primeira semana de setembro decorre o “Cancun Jazz Festival” contando com vários artistas nacionais e internacionais.
As festividades em Cuba começam logo com o Ano Novo, dia em que também se festeja o Dia da Libertação. Durante este mês, em La Habana, ocorre a semana da cultura, onde são realizadas várias peças de teatro, dança, escultura e pintura.
O Carnaval de Varadero realiza-se desde o início de janeiro até meados de fevereiro. Este evento internacional acolhe orquestras e espetáculos, onde os habitantes são os protagonistas colocando alegria e animação nas ruas da cidade. Os turistas também podem participar às sextas-feiras no desfile. Os Carnavais em Cuba, com origem em festas romanas, são os eventos de excelência onde as pessoas vivem a dança, a música e o folclore, onde as ruas são invadidas por milhares de pessoas alegres e a dançar.
O festival “del Habano”, o mais importante para os charutos cubanos, ocorre em fevereiro ou março e atrai pessoas de todo o mundo. Nele participam marcas cubanas muito conhecidas como Cohiba, Montecristo, Partagas, Romeo y Julieta mas também pequenos fabricantes. Pode visitar fábricas, assistir a seminários, demonstrações e experimentar alguns charutos.
Em abril, tem lugar o festival “Havana Vieja: ciudad em movimento” onde dançarinos nacionais e internacionais dançam em parques, praças e museus de Havana Velha. Não pode perder também os workshops, exposições e conferências sobre dança que decorrem em toda a cidade.
O carnaval em Santiago de Cuba, realiza-se em julho e tem origem numa festa sacra, da qual resultou o carnaval cubano, numa explosão de cor, diversão e alegria. Não falta o ritmo africano, as congas, nem o rum e a aguardente.
Se pretende viajar até à Jamaica, aproveite as festividades que lá decorrem. A 6 de fevereiro, dia festivo nacional, comemora-se o nascimento de Bob Marley, com 4 dias de festa e música em St.Anne (onde nasceu o cantor).
O Carnaval na Jamaica começa a 8 de abril e dura 9 dias, com bailes, desfiles, concursos, e “guerras entre bandas”, com os habitantes e turistas em grande diversão.
A 6 de agosto, comemora-se o dia da Independência, com desfiles de carruagens, grupos fantasiados, bandas de música e desfiles de automóveis clássicos, que inundam de cor as ruas de Kingston.
A 27 de fevereiro, os dominicanos comemoram o dia da Independência Nacional, data em que expulsaram os haitianos que durante anos ocuparam o país. Durante todo o mês são realizadas várias ações e festejos comemorativos nas ruas de todas as cidades do país.
O Carnaval em Punta Cana é o mais colorido e famoso de toda a ilha. Ocorre no início do mês de março, e durante quase todo o mês, os habitantes e turistas disfarçam-se para afugentar os “maus espíritos”. Não faltam festas, concursos, desfiles e muita música.
A 21 de janeiro é comemorado o dia de “Altagracia”, considerada a virgem protetora da República Dominicana. É uma festa celebrada em toda a ilha, mas a maior parte dos fiéis dirige-se a Higüey City, perto de Punta Cana, para as comemorações.
Porque as Caraíbas também são sinónimo de diversão, concilie as suas férias de acordo com os festivais em que gostaria de participar. Não se vai arrepender!