Partilhar:

O clima das Caraíbas

As Caraíbas são um dos destinos mais famosos em todo o mundo. Esta região situa-se junto ao continente americano e é conhecida pelas suas fantásticas praias, águas quentes, ótimo clima e resorts. O clima das Caraíbas é o mais desejado do planeta; nunca é frio e as suas temperaturas rondam entre 22ºC e 32ºC, de acordo com as estações do ano.

A maior parte dos turistas procuram sobretudo as praias! Esta região é composta por inúmeras ilhas divididas em dois grupos: as Pequenas e as Grandes Antilhas. As Pequenas Antilhas são constituídas pelas Ilhas Virgens, Curaçau, Tobago e Barbados, todas elas de origem vulcânica, enquanto o grupo das Grandes Antilhas é constituído pelo Haiti, Cuba, República Dominicana, Porto Rico e Jamaica, entre outros.

Os destinos mais procurados pelos portugueses que optam por uma viagem às Caraíbas são: Cuba, República Dominicana, México e Jamaica.

1. Cuando viajar

O inverno do hemisfério norte é considerado a época alta do turismo nas Caraíbas pois grande parte dos turistas querem fugir ao frio que se faz sentir, crescendo assim o turismo desde dezembro até abril.

O clima das Caraíbas nessa altura é de pouca chuva e as temperaturas são ótimas para quem quer aproveitar o bom tempo. Esta é sem dúvida a época ideal para viajar a preços bastante acessíveis, mas há que ter em atenção em realizar as reservas com alguma antecedência, uma vez que a maior parte dos turistas também optam por marcar as suas férias nessa ocasião.

Já a época baixa nas Caraíbas regista-se nos meses de junho, julho e agosto, pois o clima nas Caraíbas é mais chuvoso, sendo o mês de junho o que mais precipitação regista. Nesta época pode esperar taxas de ocupação menores nesta região.

Deixamos agora uma dica muito importante! Para além do ótimo clima nas Caraíbas, esta região também tem uma época intensa de furacões, que vai de julho a novembro. Não aconselhamos a viajar para lá nessa altura pois o clima nas Caraíbas é muito instável e são várias as pessoas que fogem com medo de serem afetadas pela intempéries.

2. O que levar na sua mala

Esta provavelmente vai ser a tarefa mais fácil de todas! Basta colocar vestuário e calçado prático, nomeadamente roupa leve e acessórios adequados para a praia. Para o dia a dia, opte por levar uma variedade de calções e t-shirts para os homens, e saias e vestidos para as mulheres. Por vezes, o clima nas Caraíbas pode ficar fresco, principalmente à noite, por isso não se esqueça de levar também um casaco leve, e um par de calças.

Importantíssimo levar será o protetor solar, kit primeiros socorros, medicamentos básicos, máquina fotográfica e repelente para insetos que, por vezes, pode ser necessário. Porém, acima de tudo, boa disposição e muita energia.

3. Não há só praia

É óbvio que quem procura as Caraíbas é sobretudo pelas suas fantásticas praias de areia branca, mas pode optar por explorar esta região para além da praia. As Caraíbas oferecem também um lado mais cultural, onde pode relacionar-se com as suas várias etnias, mas também descobrir um pouco sua gastronomia e suas festas populares e tradicionais.

O clima nas Caraíbas carateriza-se por ser tropical e nada melhor que explorar a sua riqueza a nível da fauna e flora. Aliadas à natureza desta região encantada poderá também encontrar atividades como BTT, caminhadas e até rafting.

4. Onde dormir?

Nas Caraíbas há todo o tipo de alojamentos e é só adaptar ao seu estilo de férias. Encontrará locais desde resorts de luxo de cinco estrelas a pequenos hotéis. As opções são variadíssimas!

5. Para toda la família

O clima nas Caraíbas é fantástico, por isso ninguém fica em casa! As Caraíbas são o local ideal para toda a família.

O local mais indicado para uma família será num resort pois terão à sua disposição um conjunto enorme de atividades aquáticas e ao ar livre, incluindo piscinas próprias para crianças e até serviços de babysitting. Tudo para que os mais pequenos se divirtam e se sintam felizes!

Do que está à espera? Escolha a altura ideal e faça já as suas malas! As Caraíbas esperam por si!

Anterior Lua de mel nas Caraíbas – Do sonho à realidade
Seguinte 8 dicas do que fazer na Maurícia

Categorias

Artigos relacionados