Partilhar:

Tradições e costumes nas Caraíbas

As tradições e costumes dos povos fazem preservar a identidade dos mesmos ao longo dos anos. A cultura transmitida de geração em geração permanece até a atualidade através da gastronomia, artes, rituais, entretenimento e festivais, que fazem as comunidades se sentirem ligadas aos seus países, ano após ano.

As Caraíbas, pela sua diversidade cultural, reúnem características únicas onde parece não existirem fronteiras geográficas. Cada país das ilhas caribenhas preserva a sua cultura gastronómica, artística, linguística e os seus costumes.

Conheça as influências de outros povos nestas ilhas.

A herança africana nas Caraíbas

Na cultura caribenha é clara a grande influência dos países colonizadores, no entanto, a existência de escravos africanos contribuiu claramente para as danças e folclore tão característicos em determinadas cidades.

Um exemplo é o desfile Junkanoo nas Bahamas, com origem nas tradições musicais africanas durante o século XVII em que dançarinos mascarados se moviam ao ritmo de instrumentos de percussão.

Também o Carnaval de Trinidad e Tobago, um dos mais conhecidos das Caraíbas, remonta às origens africanas onde os povos dançavam e proclamavam o seu desejo de liberdade através de expressões sociais e práticas que eram proibidas até então.

Muitas das formas musicais do Caribe derivam do criolo e mostram também a influência europeia em ritmos como o danzon cubano, a danza porto-riquenha, o calipso em Trinidad e as compas ou kompa no Haiti.

A música caribenha é muito reconhecida também pelo reggae da Jamaica, com expoente máximo em Bob Marley. Este tipo de música com origem no ska e rocksteady tornou-se conhecido pelo seu conteúdo social e os sons do baixo e percussão.

Festivais de reggae na Jamaica

Se viajar até à Jamaica, pode assistir pelo menos uma vez por mês a um festival reggae em algum dos lugares desta ilha. Um dos mais conhecidos é o Reggae Sumfest, que dura uma semana e ocorre em Montego Bay. Aqui pode encontrar grandes nomes internacionais do reggae, muita festa, dança e diversão.

Las Posadas no México

No México, uma das festas mais tradicionais é Las Posadas, comemorada de meados a finais de dezembro. Neste evento as pessoas andam pelas ruas para se assemelharem ao passeio de Maria e José enquanto procuravam um lugar para ficar em Belém. As pessoas batem à porta dos residentes para ver se eles são capazes de as deixar entrar, e é aí que a festa começa! Existem muitas bebidas e comida e não falta a decoração com pinhas em forma de estrelas, que representam a Estrela do Norte que guiou os três Reis Magos ao menino Jesus.

Carnaval na República Dominicana

Na República Dominicana, festejar o Carnaval é a tradição mais conhecida e ocorre durante todo o mês de fevereiro. Se viajar para lá nesta altura, aproveite para assistir a desfiles cheios de cor, dança e música. Não é permitido danças nas ruas mas vai ser abraçado por todos no meio da multidão.

Festival “del Habano” em Cuba

Quando se trata de celebrações em Cuba, os cubanos gostam de um grande número de pessoas. Quanto maior o grupo, melhor, por isso a família e os amigos reúnem-se muitas vezes para formar uma multidão de partilha de música, sons e sabores.

Cuba sofreu influencias essencialmente africanas e espanholas, e isso é visível em todas as suas tradições e costumes.

Se viajar até Havana entre fevereiro e março aproveite para assistir ao festival “del Habano”, o mais importante festival de charutos cubanos onde participam milhares de pessoas do mundo inteiro. Neste festival estão as maiores marcas de charutos (Cohiba, Montecristo, Partagas, entre outras) mas também pequenas marcas. Visite as fábricas, assista a workshops e experimente charutos.

Se quer conhecer as tradições e costumes das ilhas das Caraíbas não perca mais tempo e marque já a sua viagem.

Anterior Dicas de viagem às Caraíbas
Seguinte Turismo cultural nas Caraíbas

Categorias

Artigos relacionados