Atividades desportivas nas Caraíbas

Partilhar:

Atividades desportivas nas Caraíbas

Quando pensa nas Caraíbas, os primeiros pensamentos vão para o clima e águas transparentes que se tornam também num atrativo para a prática de atividades desportivas, sobretudo aquáticas.

No mar das Caraíbas é frequente a prática de desportos como o kitesurf, o windsurf, surf ou bodyboard em ilhas como Margarita ou no Cabarete.

Já o mergulho é muito popular no México, em Riviera Maia, na Jamaica, em Costa Rica e Belize. Ao praticar mergulho irá descobrir um mundo novo de recifes e barcos naufragados além de espécies de peixes de variados tamanhos e cores e que nunca pensou encontrar.

Além desses desportos também o snorkell ou submarinismo, a pesca desportiva e o ski aquático são muito praticados nas ilhas caribenhas e se gosta de desporto de certeza que vai adorar.

Mas se prefere desportos em terra saiba que as Caraíbas também são uma excelente opção. Pode praticar golfe na Riviera Maya, fazer caminhadas no México, na Costa Rica, no Panamá ou Honduras. Aproveite ainda para fazer passeios a cavalo entre paisagens deslumbrantes.

Desportos mundialmente conhecidos como o futebol, o basebol, o rugby e o críquete também são muito populares nas Caraíbas.

Na República Dominica o basebol é o desporto mais popular enquanto o futebol, críquete e outros deportos europeus são muito praticados nas ilhas britânicas.

Se viajar para o Caribe pode facilmente assistir a um jogo como:

Futebol

Conhecido por “soccer” nos Estados Unidos, nas Caraíbas é conhecido por fútbol (futebol em português). A maioria das ilhas das Caraíbas estão registadas na FIFA e o futebol é muito conhecido nas ilhas.

A equipa Reggae Boyz da Jamaica, classificou-se para a Copa do Mundo em 1998 e chamou a atenção para o futebol no país tendo vários jogadores sido contactados por clubes europeus.

Em 2008 o Socca Warriors de Trinidad e Tobago classificou-se para os jogos na Alemanha trazendo o reconhecimento do desporto na região.

Basebol

O primeiro jogo de basebol foi jogado em Cuba em 1874. Mas a guerra civil no país fez com que os refugiados e o jogo fossem para a República Dominicana, onde começou a ser jogado em 1916.

Em 1949, a Série do Caribe (Caribbean Series) colocou equipas da República Dominicana, Cuba, Panamá, Porto Rico e Venezuela a jogar umas contra as outras.

Nos anos 70 também o México criou equipas de basebol tornando-se um desporto muito conhecido nas ilhas do Caribe.

Se viaja à procura de um bom jogo, não se esqueça que existe a Liga de Inverno do Caribe e os jogos são realizados na Serie del Caribe, ou no Caribbean World Series que decorre em fevereiro.

Rugby

Este desporto britânico tornou-se muito conhecido nas Caraíbas dando origem ao Indies Rugby Union onde se agrupam várias equipas de rugby.

Onde é que pode assistir a uma partida de rugby? Se viajar para os Barbados, Bahamas, Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, República Dominicana, Guadalupe Jamaica, Martinica, Santa Lúcia, São Vicente ou Trinidad e Tobago poderá facilmente assistir a jogos deste desporto.

Alguns dos clubes participam em competições internacionais em que cada ilha envia as suas melhores equipas.

Críquete

Nas Caraíbas existe apenas uma equipa de críquete que representa as várias ilhas (equipa das Índias Ocidentais) uma vez que este jogo é baseado na hierarquia social. Este jogo começou por ser jogado pelas crianças nas ruas e serviu também para lutar pelas questões raciais nos últimos anos.

Se gosta de desporto, quer seja aquático ou terrestre ou simplesmente para assistir a eventos desportivos, as Caraíbas poderão ser o seu local de eleição para umas férias repletas de atividades desportivas que ficarão para sempre na sua memória.

Anterior Turismo cultural nas Caraíbas

Categorias

Artigos relacionados