Um dos grandes protagonistas de qualquer viagem com tudo incluído a Varadero é a natureza. A cidade é conhecida mundialmente por suas praias, entre as quais se destacam a Praia Varadero e a Praia Coral, a apenas 15 quilômetros de distância. Suas águas cristalinas são o ponto de Cuba mais próximo dos Estados Unidos e são o lugar perfeito para relaxar e aproveitar o sol e a areia. Porém, se você precisa de atividades um pouco mais ousadas, também está com sorte, pois essas praias são perfeitas para a prática de diversos esportes aquáticos, como snorkeling ou mergulho.
Embora as praias sejam a primeira coisa o que nos atrai quando pensamos em Varadero, devemos ter em mente que aqui também estão localizados o Parque Josone ou a Reserva Ecológica Varahicacos, duas áreas verdes para desfrutar da vegetação e fauna exótica do Caribe em seu habitat natural. Para descobrir seus bosques e lagoas, não hesite em procurar uma excursão organizada, com guia, que lhe mostre todos os segredos escondidos em Varadero.
Mas as maravilhas da natureza não são encontradas apenas na superfície . Em Varadero você pode desfrutar de outro tipo de formação paisagística: as cavernas.
As Cavernas Bellamar, por exemplo, não só possuem uma paisagem com estalactites e estalagmites, restos fósseis de diversas espécies marinhas e lagoas impressionantes, mas também são importantes na história de Cuba, por terem sido o refúgio dos povos indígenas de tempos passados.
Outra visita subterrânea que vale a pena é a Cueva de Ambrosio. Aqui a história deixa a sua marca na forma de pinturas rupestres, para que possa conhecer as preocupações dos habitantes da ilha desde há mais de 40.000 anos. Aprender um pouco mais sobre a pré-história caribenha é possível visitando estas instalações, parada obrigatória para os amantes da história e para quem quer conhecer Cuba de uma perspectiva totalmente diferente.
Ao terminar o dia, depois de ter descansado na praia ou de ter sido incentivado a aprender um pouco mais sobre a cultura cubana, é é hora de relaxar e experimentar alguns de seus pratos típicos.
As influências indígenas, africanas e espanholas se unem na gastronomia cubana, estrelando molhos, ensopados e ensopados. Os peixes típicos do Caribe ocupam um lugar muito especial na gastronomia cubana, assim como os tubérculos típicos, como o inhame, a mandioca ou a batata-doce. Elementos exóticos, como frutas cítricas ou bananas, cozidos de todas as maneiras que você possa imaginar, dão um toque especial a uma das cozinhas mais queridas do Caribe.
Mas a gastronomia cubana também abrange o mundo da comida. . coquetéis, um mundo que fica mais conhecido por passar uma noite nos lugares mais frequentados de Varadero. Mojitos e daikiris, bebidas à base de rum em geral, serão as estrelas da noite.
Varadero está localizada a apenas 150 quilômetros de Havana e muito mais perto de Matanzas. É uma cidade costeira, por isso é muito fácil visitar outras ilhas que compõem o país, como as Keys (Cayo Cruz del Padre, Cayo Ranas, Cayo Cabezos...).
Além de se mudar para a capital de Cuba, a partir de Varaderos é muito fácil visitar outros enclaves da ilha, alguns cheios de história, como Santa Clara, outros convertidos em centros artísticos do Caribe, como Cienfuegos.
Aqueles que estão mais interessados na natureza poderão visitar o Parque Nacional Ciénaga de Zapata, uma zona húmida muito grande e muito bem preservada, onde podem desfrutar da savana e onde podem descobrir a paisagem característica dos manguezais, junto com toda a vegetação e fauna que isso acarreta.