O México é um país de influências que têm marcado o carácter dos seus habitantes, orgulhosos do seu passado.
Desde marcas da época colonial até influências da América do Norte, passando por grupos de indígenas. Esta colorida fusão compõe um país eminentemente urbano, já que a maioria da população habita em cidades como a Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, ainda que conte com uma espetacular riqueza natural e praias invejáveis que atraem milhões de turistas todos os anos. A sua cultura mantém essa raiz tradicional e ao longo de todo o país celebram-se variadas festividades.
Uma das mais famosas é a que é dedicada aos mortos nos primeiros dias de novembro. Segundo a crença popular, os mortos voltam para viver a festa junto aos vivos. Longe da solenidade e do respeito com o que outras sociedades tratam este tema, os mexicanos fazem-no com diversão, sempre acompanhados de comida, bebida e música.
Por outro lado, a música ocupa um lugar muito destacado e chega pela mão dos famosos e mundialmente conhecidos mariachis. Vestidos com os seus trajes tradicionais e o seu amplo chapéu, estes grupos musicais oferecem diversão e animação com ritmos enérgicos e receberam o selo de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.