Influências de vários sítios, combinadas com deliciosas frutas e verduras dão lugar a uma gastronomia muito apetecível, elaborada a um ritmo lento e com muito sabor. Desfrute das caraíbas em cada dentada.
A República Dominicana conta com um sugestivo legado fruto das influências espanholas, taínas e africanas. Isto, transferido para os fogões, transforma-se num país delicioso para desfrutar dentada a dentada, além disso, conta com uma colorida e saborosa matéria prima.
Com diversas misturas de sabores, texturas, cores, na boa mesa dominicana nunca faltam as carnes (de frango, vitela e porco), o arroz, os feijões, os tubérculos e as frutas tropicais. A banana está presente em qualquer comida e com diferentes confeções, tanto nos pratos salgados como nos doces.
Ainda que os dominicanos mantenham uma atitude relaxada perante a vida, na cozinha também têm a sua própria interpretação da “comida rápida”. Assim, o prato estrela do registo "fast food” chama-se pica pollo, um saboroso frango panado que se serve com tostones (banana frita) ou com batatas fritas.
“Uma Presidente, por favor”. Na República Dominicana, a cerveja chama-se “Presidente”. Bem fria, em garrafa ou de barril, é a água dos dominicanos. Se se pretende algo mais forte, Mamajuana é o licor favorito dos locais; no entanto, como eleva o espírito é só para corajosos.