Antes de dar boa conta da cozinha maurícia, há que conhecer o seu gosto pelos caris de influência indiana. O sabor e o aroma estão garantidos, e as especiarias ganham boa parte do protagonismo dos pratos. Pelo que é habitual encontrar um toque picante e exótico nos preparados de matéria-prima básica como peixes, mariscos, frango e arroz.
Antes de começar, nada melhor do que abrir a boca com a entrada mais conhecida da ilha. Os gâteau-piment podem ser degustados em qualquer rua da Maurícia. Trata-se de um croquete de pimentos e lentilhas com cominhos e coentros. Também é muito habitual encontrar como o aperitivo as deliciosas samosas, de fina massa folhada recheada de carne e legumes.
O que beber? Para acalmar a sede e o calor, conta com um bom punhado de bebidas locais além dos habituais cocktails internacionais que acompanham na perfeição qualquer noite. Para os que querem provar um refrigerante nacional, nada melhor do que optar por uma bebida chamada Lassi, elaborada com iogurte e água, ou o Alouda, uma infusão com leite, agar e sementes.
Para os mais amantes da comida e que desfrutam de cada dentada, a Maurícia abre uma janela gastronómica com influências de vários continentes, sem ter de sair da ilha. As elaborações partem de produtos próprios com saborosas combinações de ingredientes.