A Riviera Maya é uma das áreas mais movimentadas do Caribe, com várias praias e uma abundante infra-estrutura, cada ano atrai milhares de turistas de todo o mundo e, para muitos, é o local ideal para começar a conhecer a região.
Seu nome é o resultado curioso de uma combinação de estratégia de marketing e a curiosidade do comerciante Servando Acuña, que o cunhou depois de verificar que foi o que teve mais aceitação entre os turistas, combinando as palavras "Rivera" (que evoca exclusividade) e "Maya" (que tem um componente cultural muito atraente). Mesmo o nome do lugar foi projetado especialmente para turistas!
A Riviera tem uma temperatura média anual de 29 graus. Não há tempo no ano onde este não é um destino ideal.
Mas o que outras atrações a Riviera Maia tem além do seu nome? Bem, muitos, e aqui vamos apresentar-lhe apenas algumas das excursões que você pode tomar na área.
É uma das 4 reservas da Península de Yucatán, que deve seu nome aos canais de água que passam por ela, regulando a vida animal. É uma das áreas mais atraentes da Riviera, especialmente se você é um amante de animais.
A reserva é o lar do famoso Pink Flamingo, um pássaro que pode ser encontrado em muitos outros lugares da Riviera, mas na Ría Lagartos são numerosos e muito coloridos.
Além do flamenco, outras 395 espécies de pássaros esperam por você aqui. Se você é um ornitólogo, esta é definitivamente uma excursão que você deve considerar.
Você é um daqueles que gostam de aventura? Você gosta de sentir a adrenalina apressada pelo seu sangue?
Bem, se você é um desses, na Riviera Maya é a atração que irá fazer você descobrir o que a palavra aventura realmente significa: uma sessão de natação com o tubarão-baleia.
É o maior peixe do mundo, e a atividade basicamente consiste em submergir-se perto do animal à medida que se aproxima da superfície para se alimentar. O tubarão-baleia é um animal inofensivo, de fato, seu principal alimento é o plâncton. Mas a atividade é ideal para contemplá-la de perto.
Enquanto você deve seguir várias instruções de segurança ao fazer este passeio, você verá que é uma experiência fantástica, especialmente quando você se aproxima o suficiente para ver suas brânquias e sua pele.
Se o seu não é nem os animais nem as belas paisagens, mas se a geologia, a Riviera Maya também tem algo para lhe oferecer.
É uma excursão a Rió Secreto, uma caverna semi-seca e subterrânea, povoada por estalactites, estalagmites, colunas e formações rochosas com centenas ou mesmo milhares de anos de antiguidade.
A excursão é especialmente gerida por uma empresa privada, que condicionou o local para que seja passável e a experiência dos turistas seja ideal. Eles lhe dão um terno de neoprene e outros equipamentos para que você possa atravessar a caverna do início ao fim.
Simplesmente não é possível visitar a Riviera Maya sem fazer esta excursão, que é, sem dúvida, a mais atraente da área, não por suas paisagens, mas por seu imenso valor cultural e histórico. Toda a região deve o nome a este lugar.
É uma antiga cidade maia, que de certa forma foi um dos corações urbanos daquela antiga civilização pré-colombiana, e hoje é uma excelente máquina do tempo que o deixa saber como você viveu naqueles tempos.
Declarada uma das maravilhas do mundo moderno, Chichén Itzá é uma cidade monumental, cuja jóia na coroa é o seu colossal Templo de Kukulcán, o lugar onde os maia guardaram todos os seus segredos matemáticos e astronômicos, o que até o momento surpreende todos os cientistas.
Se você está planejando uma viagem para a Riviera Maya, fazer a viagem para Chichen Itza é uma das experiências que você simplesmente não pode perder.