Partilhar:

O que fazer em Maurícia

A Maurícia é um país insular africano no Oceano Índico, muito visitado por turistas de todo o mundo. Habitada primeiramente por árabes, em 1507 chegam à ilha os navegadores portugueses. Colonizada pela França e posteriormente colónia britânica, esta ilha está repleta de cultura, fauna e flora que não pode perder. Além das fantásticas praias, claro.

Aproveite as nossas 8 dicas do que fazer na Maurícia:

1. Port Louis

Port Louis é a capital da Maurícia. Uma cidade moderna, que surpreende os turistas pelos seus arranha-céus, ruas muito movimentas repletas de comércio local, sem esquecer a animação noturna. No entanto, para a maioria dos seus visitantes o local privilegiado de visita é a orla marítima onde atracam os barcos e navios de cruzeiro, com uma paisagem a não perder! Aproveite também para dar uma vista de olhos nos edifícios coloniais franceses, na catedral inglesa Saint James e visite ainda a Chinatown e o museu China Heritage.

2. Museu da Fotografia

Numa das estradas secundárias de Port Louis, irá descobrir o fantástico museu da fotografia. Nasce do amor pela fotografia de Tristan Breville e da sua esposa, em 1960, e é mantido até a atualidade pela filha de ambos, Marie Julie, que mantém viva a tradição e a cultura da imagem.

Neste museu poderá ver ainda inúmeras exposições, retratos e até equipamentos utilizados principalmente nos anos 1800 e início do século XX. Descubra fotografias desde o início do século XIX, cenários coloniais, e a vida em aldeias remotas como Rose Hill ou a arquitetura de Port Louis.

3. Aapravasi Ghat

Ainda em Port Louis, aproveite para visitar o Aapravasi Ghat, localizado na baía de Trou Fanfaron. Este lugar faz parte da história marcante da Maurícia, uma vez que era aqui que os imigrantes da Índia, China ou África viviam e trabalhavam nas várias plantações de açúcar da ilha. Esta população deu origem à maioria dos atuais maurícios.

Desde 2006 que o Aapravasi Ghat faz parte do Património Mundial da UNESCO.

4. Grand Baie

Conhecido como a “Grande Baía”, este é o centro turístico da Maurícia, onde pode desfrutar da praia, mar, hotéis, villas e apartamentos que permitem aos turistas aproveitar melhor as suas férias. Aproveite para fazer compras em shoppings ou lojas locais, fazer passeios de barco à vela, fazer mergulho e snorkel assim como se divertir na animada vida noturna.

5. Grand Bassin

Desde o século XIX que este lago na cratera de uma caldeira tem sido um local sagrado para os índios e de peregrinação hindu. Neste local, poderá ver os peregrinos a andarem descalços até ao lago, onde rezam nos templos dedicados aos deuses hindus e onde bebem as águas sagradas.

Tenha o privilégio de apreciar a Mangal Mahadev, estátua Shiva com 33 metros de altura. Se viajar em fevereiro pode ainda participar no festival Maha Shivaratree, o maior festival hindu fora da Índia e que atrai mais de 250 mil peregrinos. Estes, vestidos de branco, caminham com altares coloridos “Kanwar” durante 3 dias até ao lago.

6. Cap Malheureux

Este “cabo infeliz”, localizado a norte da ilha Maurícia, é um marco na história da ilha, pois é o local onde, em 1810, os invasores britânicos derrotaram os franceses.

Atualmente é mais conhecido pela Notre Dame Auxiliatrice, a igreja com telhado vermelho à beira-mar, que contrasta fortemente com o mar azul nas suas traseiras, sendo por isso procurada por inúmeros turistas para uma sessão de fotografia mas também para aproveitar as belas praias em redor.

7. Aquário Maurícia

Este aquário, localizado numa pequena vila no noroeste da ilha Maurícia, é onde habitam mais de 200 espécies de peixes, corais vivos e esponjas marinhas, originários das águas ao redor da ilha.

Faça uma visita única ao fundo do oceano, e veja inúmeros animais aquáticos e a vida marinha que habita nas águas maurícias. Prepare-se para um espetáculo de cor, onde pode observar espécies de todas as cores: verdes fluorescentes, amarelos brilhantes, roxos e imensas cores que nunca pensou encontrar em espécies marinhas.

Se tiver crianças, leve-as as experimentar uma piscina especial onde podem estar em contacto direto com algumas das espécies do aquário.

8. Jardim Botânico Nacional da Maurícia

Se gosta de natureza, nas proximidades de Port-Louis, no distrito de Pamplemousse, pode visitar o Jardim Botânico Nacional da Maurícia, formalmente conhecido como “Jardim Botânico Sir Seewoosagur” e uma das atrações mais visitadas na ilha.

Com mais de 650 variedades de plantas, desde os famosos lírios gigantes aos baobás, o Palmier Bouteille e as plantas medicinais e indígenas. A sua principal atração são as 85 variedades de palmeiras originária de todos os cantos do mundo.

Se ficou com curiosidade de conhecer a Maurícia, aproveite e marque já as suas férias, não se irá arrepender.

Anterior Como aproveitar o clima das Caraíbas
Seguinte As melhores festas em Punta Cana