Em nosso último post sobre as melhores praias de Havana, começamos a apresentá-los a Cuba como um destino turístico em crescimento, e conversamos especificamente sobre as praias perto de sua capital, Havana. É uma boa oportunidade para repetir que Cuba é um destino que vale a pena fazer e para o qual é cada vez mais fácil de acessar.
Todos os anos, os voos que chegam diretamente a esse destino aumentam, eliminando assim as conexões irritantes que precisavam ser feitas antes. Além disso, quase todas as restrições políticas existentes foram eliminadas e isso fez com que a entrada no país caribenho fosse um autêntico pesadelo diplomático.
Cuba está se abrindo para o mundo, recebendo cada vez mais turistas e visitantes que a visitam para conhecer seus encantos e aproveitar as melhores lembranças de suas praias paradisíacas.
Mas nem tudo é areia e água em Cuba, e menos em sua capital, uma das cidades mais antigas e tradicionais do continente. Se você quiser conhecer Havana em profundidade, este post tem tudo que você precisa saber.
Havana está cheia de carros dos anos 60, graças ao bloqueio econômico que por décadas impediu os cubanos de acessar novos modelos. Mas o que costumava ser um dos maiores sinais de atraso na região, hoje é uma grande atração turística que os cubanos exploram tudo o que podem.
Por apenas alguns dólares, alguém pode levá-lo em um desses carros bem cuidados para conhecer os pontos mais importantes da cidade, como seus monumentos, seus setores históricos, seus encantos culturais e até seus restaurantes de maior qualidade.
Fazer esse tipo de excursão permitirá que você conheça o melhor de Havana em um dia, enquanto se sente como um autêntico astro do rock dos anos 60.
E você não precisa se preocupar com o bom funcionamento dos carros, depois de anos de bloqueio, os cubanos se tornaram especialistas em mantê-los nas melhores condições. Eles até parecem novos!
Se você é fã de cultura e literatura, Havana lhe oferece esta grande excursão, com a qual você viajará todos os pontos para os quais o escritor clássico costumava viajar quando morava naquela cidade.
Lugares como o bodeguita médio, ou o bar la floridita, onde Hemingway costumava parar para escrever por horas. Muitos escritores vêm a Havana todos os anos exclusivamente para fazer essas excursões, para tentar atrair inspiração e superar os bloqueios criativos.
Se há algo pelo qual Cuba é conhecida em todo o mundo, é seu rum, aquela bebida amada por piratas e grandes nobres, e que hoje é consumida em toda parte junto com alguma linha de refrigerante de coca. Não é por acaso que Cuba Libre é chamado exatamente assim.
Em Havana, o museu desta bebida está escondido, onde você pode aprender sobre sua história e a longa história pela qual eu passei na história, assim como as diferentes formas e receitas que existem para prepará-la.
Embora o museu não venda rum, Havana está cheia de lojas de bebidas, onde você pode comprá-lo por preços muito acessíveis. Uma excursão perfeita se você é um fã de boas bebidas.
A apenas algumas horas de distância de Havana, o Vale Viñales se esconde, onde são produzidos os melhores vinhos que Cuba tem para oferecer, todos cercados por belas montanhas e paisagens naturais.
Muitas agências de turismo oferecem conhecer o Vale, juntamente com algumas degustações de vinhos e comidas típicas. A excursão pode levar um dia inteiro, mas é ideal para distrair-se e aproveitar o ar fresco.
Como um plus a considerar, na área também produzem os melhores charutos em todo o país, então fumar um bom charuto será uma grande tentação, mesmo se você não for um fumante.